quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Pérolas de Usuários - Suporte Técnico "A internet não funciona!"


Certo dia, um amigo que colocou Velox na casa dele, começou a dividi o sinal de internet para seus vizinhos. Tudo bem, todo mundo com acesso legal. Só que tinha uma vizinha que estava sem acesso, o sinal "não chegava". Fui solicitado a verificar o caso, chegando a casa dele, a internet estava legal, sem problemas. Já na casa da vizinha (logo a segunda casa depois da dele), o sinal chegava, mais demorava "séculos" para abrir a página do Google. Fiquei meio sem noção como sempre por onde começar. Mas tudo bem, olha aqui, olha dali, a maquina com antivírus desatualizado, instalei o AVIRA, vários vírus detectados, e nada de melhorar o desempenho da máquina, o acesso a internet. Neste dia estava com pressa, pois tinha um compromisso com minha futura esposa. Decide que seria melhor levarem a máquina para minha casa e analisar com mais calma o que realmente estava acontecendo. Na outra semana chega a máquina lá em casa, logo que liguei, a internet entrou na boa, fiquei surpreso, pois tive uma dificuldade para acessar na casa da usuária, e aqui em casa, rolou sem stress. Aproveitei fiz tudo que veio na mente, em questão de resolver o caso. Fiz nada demais, e a máquina já em perfeita condição de uso. Pedi para buscarem a máquina, e meu amigo veio, o alertei para verificar na casa dele primeiro, antes de levar para a vizinha, para ter certeza que estava tudo ok. Fui a casa dele logo em seguida, e tudo estava no esquema. Vamos levar para a casa da vizinha, e nada. Tudo igual ao mesmo quadro quando fui no primeiro dia na casa dela. Condenei o cabo que vinha da casa do amigo, não tinha outra opção. Perguntei à vizinha se o cabo dava "muita volta pela casa" antes de chegar à máquina. Pois o sinal chega legal, até 50mt de distância sem o uso de um repetidor/switch. Foi quando o meu amigo disse que ela tinha comprado 100mt de cabo, pois saia mais encontra do que os compro só 50mt, e tinha um pouco de cabo enrolado em cima do telhado. Só podia ser isso. Fui ver a situação de perto, tinha uns 50mt enrolados e para ligar a máquina uns 10mt seguintes. Eles tinham usado literalmente os 100mt, numa situação que menos de 50mt resolvia a situação. Por sorte, meu amigo tinha o conector RJ45, e o alicate para fazer o trabalho para eliminar o "mundo de cabo" de estava sendo usado a toa no "gatonet". Cortamos o excesso, fizemos a conexão e resolvemos o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário